São José das Missões, .
TRABALHO DE ADEQUAÇÃO AMBIENTAL EM PROPRIEDADE DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DAS MISSÕES

Dentre a programação do Seminário Meio Ambiente, Agricultura e Educação, foi realizada atividade prática de plantio de mudas e recomposição de mata ciliar com estudantes da Rede Pública de Ensino na propriedade dos agricultores Cesar Machado e Rosa Dias, os mesmos estão regularizando a situação ambiental dos 12 hectares de propriedade da família, localizada na Linha Araújo, interior do município de São José das Missões, e adquirida através do programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). A Emater/RS-Ascar realizou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e orientou a família a realizar a recomposição da mata ciliar nas duas margens da sanga que corta a propriedade e fornece água para o rebanho leiteiro.
A recomposição da mata ciliar foi discutida entre os técnicos da Emater/RS-Ascar, que realizaram a medição e demarcação da cerca, que agora isola as margens da sanga da área de pastagem que fica próximo do recurso hídrico. “Após o isolamento da área a ser a recomposta, o agricultor contou com o auxílio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que entregou cerca de 400 mudas de árvores nativas que foram plantadas. Nós orientamos o espaçamento e a forma de plantio das mudas, ação que contou com a participação de professores e estudantes da Escola Estadual Castro Alves”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mairo Piovesan.
A recomposição da mata ciliar permite a adequaçãofoto mairo II do agricultor à legislação ambiental e ao novo Código Florestal, o que garante o acesso a políticas públicas, como crédito rural e licenciamento ambiental. Segundo o agrônomo, do ponto de vista ambiental a mata ciliar evita assoreamento do recurso hídrico, promove o fluxo de fauna e flora, evita a erosão das margens, favorece a infiltração de água no solo e protege os mananciais de água.
Para o agricultor a sanga que corre na propriedade garantirá a água para dessedentação animal, que será possível através de corredores construídos especificamente para este fim e que estão previstos na legislação ambiental.

Postado quarta-feira, 8 de junho de 2016