São José das Missões, .
Projeto de Central de Comercialização da Agricultura Familiar Perto de Virar Realidade

wp_20161020_10_16_15_pro
wp_20161020_10_16_04_pro
Os prefeitos e vices atuais e eleitos dos municípios de Lajeado do Bugre, Sagrada Família, São José das Missões e São Pedro das Missões que integram o Consórcio Intermunicipal de Inclusão Produtiva (CISP) reuniram-se na manhã do dia 20 de outubro em Sagrada Família juntamente com representantes de entidades como a Emater e a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau) para apreciar o projeto que tem como foco os agricultores familiares dos municípios.
O Consórcio está contemplado com recursos da ordem de mais de R$ 440.000,00 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com finalidade de adquirir equipamentos e veículos para equipar uma Central de Comercialização de Produtos da Agricultura e Agroindústria Familiar. O projeto será implementado em uma área às margens da BR 386 em São José das Missões, onde encontra-se o pavilhão que abrigará a Central de Comercialização.
Os municípios que compõem o Consórcio farão a reforma do pavilhão e a licitação para compra dos equipamentos. Os equipamentos, máquinas e veículos visam o processamento, a armazenagem, o recolhimento e a venda de produtos da agricultura familiar. O projeto terá sequência com a gestão através de uma entidade cooperativa que será responsável por organizar os produtores e a produção e por realizar o comércio dos produtos para os Mercados Institucionais e Compras Governamentais (escolas públicas estaduais e municipais da região, PAA, unidades prisionais, hospitais públicos e comunitários, exército brasileiro, universidades e institutos federais de ensino), Venda Direta ao Consumidor (ponto de venda BR 386 e feiras regionais), Redes de Comercialização Intercooperativas e Mercados Convencionais (redes de supermercados e supermercados da região).
Na reunião os atuais e futuros prefeitos e vices se comprometeram com o projeto pela amplitude e importância do mesmo. A expectativa é de que em breve as obras da reforma do pavilhão sejam iniciadas e que os equipamentos sejam colocados em funcionamento, assim como a gestão da Central.

Mairo Trentin Piovesan
Engenheiro Agrônomo