Campanha: “São José das Missões: Cidade limpa, eu participo!

CAMPANHA

SÃO JOSÉ DAS MISSÕES: CIDADE LIMPA, EU PARTICIPO!

A Prefeitura Municipal de São José das Missões através das Secretarias Municipais de Administração, Meio Ambiente, Saúde, Obras, de Agricultura e em parceria com a Emater-Ascar promoverá a campanha SÃO JOSÉ DAS MISSÕES: CIDADE LIMPA, EU PARTICIPO!

A campanha tem o objetivo de conscientizar sobre o descarte e coleta de resíduos, bem como, seu armazenamento em local apropriado evitando assim a proliferação de roedores, insetos e de doenças.

A limpeza urbana é um importante serviço prestado pelo Município. Desde 2018 o município de São José das Missões recolhe os resíduos de forma seletiva, ou seja, separadamente lixo orgânico (restos de alimentos, cascas de frutas, e separadamente fraldas e papel higiênico) do lixo seco (papéis, plásticos, latas, metais, alumínios). Porém, sem a colaboração da população em fazer o descarte correto dos resíduos não haverá coleta adequada. Por isso é necessária a correta separação dos resíduos em cada residência e a disposição dos mesmos nos dias adequados da Coleta.

Atenção para os dias de coleta de cada tipo de lixo:

NA CIDADE:

• Nas Segundas-feira pela manhã: Lixo Orgânico: Restos de comidas, cascas de frutas, verduras entre outros, e em embalagens separadas as fraldas descartáveis, os absorventes, o papel higiênico, o papel engraxado, os tocos de cigarro, as escovas de aço, e o óleo de cozinha. O óleo de cozinha deve ser acondicionado em embalagem PET e bem fechado.

• Nas Sextas-feiras pela manhã: Lixo Seco: Papéis, plásticos, metais e vidros. Os vidros devem ser enrolados em papel ou colocados em embalagens PET para evitar acidentes.

OBSERVAÇÃO: Na coleta seletiva não devem ser descartadas Pilhas, Baterias, Lâmpadas e Eletrônicos em geral.

COMUNIDADES DO INTERIOR:

• Segunda feira: Lixo orgânico e Sextas-feira lixo seco.

• Roteiro: Estrada Geral, Vila Araújo até a Linha Sanches na propriedade do Sr. Beninho. Linha Cristo Redentor, Linha Concórdia até o Posto do Descanso na BR 386.

Na coleta do interior é expressamente proibido o descarte de embalagens de agrotóxicos. Estas devem ser entregues nas revendas destes produtos.

Nos dias de roteiro todos os moradores devem colocar os resíduos embalados em sacolas nas lixeiras espalhadas pela cidade.

Como parte da programação da campanha SÃO JOSÉ DAS MISSÕES: CIDADE LIMPA, EU PARTICIPO, teremos as seguintes atividades:

1. IMPLANTAÇÃO DAS COMPOSTEIRAS DOMÉSTICAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL E EM 30 FAMÍLIAS DO MUNICÍPIO. Será implantado nos meses de junho e julho do corrento ano, um projeto experimental de composteiras domésticas com o objetivo de produzir adubo a partir do lixo orgânico das residências e escolas.

1. RECOLHIMENTO DE RESÍDUOS ELETRO-ELETRÔNICOS (pilhas, baterias lâmpadas e eletrônicos em geral). A coleta será realizada no mês de junho, em comemoração ao dia Mundial do meio ambiente celebrado em 05 de junho. A entrega desses materiais deverá ser feita pelos moradores e o local será na praça em frente à Prefeitura Municipal.

Todos juntos, população e poder público faremos de São José das Missões uma cidade cada vez mais Limpa e cada dia melhor para se viver. Colabore com o correto descarte dos resíduos e com a Coleta Seletiva. A saúde e o bem estar de todos agradecem!

Edição: Mairon Piovesan

Emater São José das Missões/RS