Emater e Sec. Mun. de Obras visitam projeto de conservação de solos e de estradas em Constantina/RS.

No dia 08 de maio a equipe municipal da Emater através dos Extensionistas Dilamar Chaves e Mairo Trentin Piovesan juntamente com o Secretário de Obras de São José das Missões Francisco Machado visitaram um projeto de conservação de solos no município de Constantina. Na oportunidade o Extensionista do Escritório Municipal da Emater de Constantina Aldoir Ott recebeu a equipe e demonstrou a utilização de terraços de base larga. Na propriedade visitada a demarcação dos terraços foi feita a partir de planejamento que prevê o número de terraços e a distância entre eles.

Os terraços de base larga foram construídos em nível o que faz com que a água infiltre no solo e evite a erosão e a perda de nutrientes da lavoura. Na área visita o sistema de terraceamento é integrado à estrada que corta a propriedade trazendo a água da mesma para dentro da lavoura, o que gera um efeito direto na conservação das estradas, possibilitando economia de recursos públicos utilizados na manutenção dos acessos.

Na próxima segunda feira dia 13 de maio a Equipe da Emater e a Secretaria de obras visitará uma propriedade do município de São José das Missões onde após o estudo será implantado o sistema. A expectativa é melhorar a conservação dos solos e da água através do combate a erosão e melhorar a conservação das estradas e dos acessos.

Divulgação: Emater/ São José das Missões.