Encontro Técnico em Apicultura reúne apicultores em São José das Missões/RS.

No dia 04 de julho de 2019, a Emater de São José das Missões em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Sicredi local promoveram o Encontro Técnico em Apicultura. A atividade que abordou o tema do manejo de inverno em apiários e a multiplicação de enxames contou com a participação de mais de 30 apicultores do município e representações de outros municípios.

Os temas do Encontro Técnico foram abordados pelos Engenheiros Agrônomos e Extensionistas Rurais da Emater Luiz Eduardo Avallone Velho de Palmeira das Missões/RS e Leandro Nicolacopolus Soares de Rondinha/RS.

O manejo correto dos apiários é determinante para a produção de mel e tanto o manejo de inverno (que compõem troca de cera, troca de rainha e alimentação artificial de colmeias) como a multiplicação de enxames são técnicas fundamentais para o sucesso na atividade.

Em São José das Missões cerca de 40 famílias possuem abelhas nas propriedades, sendo que na maioria delas a produção é destinada apenas ao consumo da família. O desafio segundo o Engenheiro Agrônomo da Emater de São José das Missões Mairo Trentin Piovesan é ampliar esse número e incluir a Apicultura como atividade produtiva geradora de renda em cada vez mais famílias, já que o município está investindo para legalizar Agroindústrias de mel através do Serviço de Inspeção Municipal que permitirá a comercialização do Mel produzido.

No mês de setembro e outubro serão realizadas duas oficinas que reunirão novamente os apicultores para colocar em prática a multiplicação de enxames em apiários do município.

Divulgação: Emater/São José das Missões/RS.