ENTIDADES E PODER PÚBLICO DEBATEM INICIATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO

No dia 31 de maio de 2016, aconteceu no Gabinete do Prefeito Municipal de São José das Missões reunião convocada pelo Grupo de Trabalho do CISP (Consórcio Intermunicipal de Inclusão Social e Produtiva) para debater assuntos relativos ao andamento do projeto que prevê a criação de uma Central de comercialização e articulação de vendas de produtos da Agricultura Familiar.
A reunião contou com a presença dos prefeitos dos quatro municípios que compõem o CISP, equipes da Emater, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU) e Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai.
Há em andamento e aprovado na Caixa Econômica Federal um projeto articulado pelo CISP via o antigo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) que prevê a instalação de equipamentos e máquinas e aquisição de veículos para uma Central de distribuição e articulação de comercialização de produtos da agricultura familiar. Este projeto está na ordem de R$ 450.000,00. O ponto de vendas e o escritório ficarão localizados às margens da BR 386 no município de São José das Missões.
Debateram-se na reunião aspectos como a reforma do pavilhão onde será instalada a Central, aspectos da gestão e administração do projeto e a legalização de Agroindústrias de produtos da agricultura familiar através do SIM (Serviço de Inspeção Municipal).
Definiu-se que os municípios farão a reforma do pavilhão tão logo seja autorizado início da licitação para aquisição dos equipamentos, máquinas e veículos da Central. Também foi encaminhada reunião de trabalho para discutir a implementação do SIM de forma coletiva nos quatro municípios membros do CISP com assessoramento da ADMAU.
Além disso, as prefeituras, a Emater e as entidades parceiras irão coordenar um processo de mobilização nos municípios para a constituição de uma Cooperativa que contará com associados oriundos dos municípios da região que será a entidade gestora e administradora do projeto da Central. A mobilização ocorrerá nos municípios e terá o envolvimento de agricultores interessados na produção e comercialização de produtos assim como feirantes e agroindústrias existentes.
foto reunião III

foto reunião I