Município oferece atendimento psicológico aos munícipes.

O Município de São José das Missões atualmente conta com duas Psicólogas: Sirlei Inês Lazzaretti e Fernanda Lamonato Ghedini. As profissionais atendem 20 horas semanais cada junto ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), e também junto ao NAAB (Núcleo de apoio atenção Básica) 20 horas semanais.

As atividades realizadas pelas psicólogas no CRAS estão voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.

As ações são realizadas através de grupos, atendimentos domiciliares e atendimento familiar. Em conjunto com a equipe, as psicólogas buscam contribuir nos atendimentos tanto grupais como familiares, com sua visão focada na saúde mental e comportamento humano, possibilitando uma intervenção mais dinâmica e completa. Da mesma forma, as atividades também são voltadas aos Projetos e Programas destinadas a ajudar as famílias vulneráveis do município, seja no desenvolvimento dessas ações como na prestação de contas desses recursos para a sociedade.

Já no NAAB o trabalho é desenvolvido de maneira conjunta com a equipe de Atenção Básica, na ampliação do cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas através do apoio psicológico. Os atendimentos são realizados de maneira individual ou grupal, sendo que a psicoterapia tem como objetivo proporcionar às pessoas uma adequada saúde mental, possibilitando a oportunidade para que o ser humano se conheça melhor. Desta forma, é possível diminuir o sofrimento emocional, entender e mudar seu modo de pensar, sentir e agir.

Nesse período de pandemia, as atividades em grupos estão sendo realizados de maneira presencial seguindo todos os protocolos de prevenção ao Covid-19 no NAAB, e no CRAS as atividades grupais são realizados de maneira virtual. No caso dos atendimentos individuais, é ofertado aos pacientes tanto os atendimentos de maneira presencial como virtual.

É muito importante informar a população de que o Município possui essas profissionais para a realização de atendimentos psicológicos aos munícipes. Sendo que, os atendimentos são gratuitos, e podem ser agendados de maneira prévia, tando no CRAS como no NAAB. Para mais informações pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social em horário de atendimento.

Divulgação: Sirlei Inês Lazzaretti e Fernanda Lamonato Ghedini Psicólogas do Município.