Realizada importante reunião para tratar assuntos da Rede Bem Cuidar em São José das Missões.

No dia 13 de dezembro de 2022, foi realizada uma importante reunião pela Equipe da Unidade Básica de Saúde de São José das Missões com os seus profissionais e servidores para discutir e planejar as ações do Programa Rede Bem Cuidar.

Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.

Nesse dia foi aplicado Design Thinking, que é uma ferramenta do Programa, que tem uma abordagem metodológica centrada no ser humano usada para gerar inovação, lida com problemas complexos que não estão bem definidos, fazendo parte da Gestão e Processo de Trabalho.

A cada ciclo, a equipe RBC/RS desenvolverá um conjunto de ações previstas para qualificação dos processos de trabalho e de assistência em saúde ofertada à população. As ações estão organizadas em quatro eixos estratégicos transversais:

  1. Gestão e Processo de Trabalho: Estimular o diagnóstico do território, qualificar os processos de acolhimento, estratificação de risco e cuidado, apoiado em diretrizes clínicas, protocolos e plano terapêutico singular, entre outros. Criar uma rotina de registro, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas, que devem ser debatidas sistematicamente e, se necessário, reformuladas. Para além de atividades assistenciais que busquem promover saúde e bem-estar, mapear na comunidade e no município potenciais iniciativas intersetoriais que promovam saúde nos seus mais variados aspectos.
  2. Promoção e Educação em Saúde: Apoia-se no conceito de aprendizagem significativa, interessada nas experiências anteriores e nas vivências pessoais dos envolvidos, embasada na produção de conhecimentos que respondam a perguntas pertencentes ao universo de experiências e vivências de quem aprende.
  3. Comunicação em Saúde e Ambiência: Estimular a organização de espaços agradáveis para o trabalho dos profissionais de saúde e acolhedores para os usuários, bem como potencializar as formas de comunicação através de ferramentas tecnológicas.
  4. Participação Social: Incentivar a criação e/ou o fortalecimento de espaços de organização da comunidade, em conjunto com as equipes de saúde, para identificar as reais necessidades de oferta de serviços de saúde locais.

O Secretário Municipal da Saúde, Felipe de Almeida Tolfo destacou a importância da reunião com os servidores e profissionais para melhorar a gestão na saúde que consequentemente irá melhorar o atendimento aos munícipes de São José das Missões.

Fonte. https://saude.rs.gov.br/rbcrs

Divulgação: Secretaria Municipal de Saúde.