SÃO JOSÉ DAS MISSÕES PARTICIPA DE CURSO NO CETREB EM BOM PROGRESSO

Agricultoras, Extensionista da Emater e Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de São José das Missões participaram de curso de Panificação e Massas no município de Bom Progresso – RS, que se realizou entre os dias 18 e 22 de novembro de 2013 no CETREB (Centro de Treinamento de Agricultores de Bom Progresso). O curso foi viabilizado através da parceria entre a Emater-RS, Secretaria do Desenvolvimento Rural(SDR) e Prefeitura Municipal de São José das Missões.

O objetivo do curso é obter capacitação para o desenvolvimento da atividade da agroindústria na área afim. O mesmo envolveu todo o processo de fabricação de pães desde a sua matéria prima até o produto final, respeitando as regras de higiene e qualidade dos produtos. Para tanto, houve visitação ao moinho da COOCAMPO em Campo Bom, elaboração de receitas diversas, boas praticas de fabricação, orientações sobre as embalagens dos produtos e outras informações.

Os cursos oferecidos pelo CETREB tem um custo de R$230,00 e estão abertos a todas as pessoas que queiram participar. Para os agricultores (as) que estão cadastradas no Programa da Agroindústria Familiar ou Programa Leite Gaúcho da SDR são isentas dos custos do treinamento. Além de Panificação e Massas, existem outros cursos  ligados ao desenvolvimento da agricultura familiar. As pessoas interessadas poderão buscar informações junto ao escritório da Emater local. Segundo a extensionista social da Emater Elaine Pereira, os cursos são importantes para aprimorar as atividades já desenvolvidas pelos agricultores, visando qualificar, resgatar e diversificar produtos oferecidos aos consumidores do município.