Secretária da Saúde faz relato das atividades

Ao Conceder entrevista ao Jornal IR, a secretaria da Saúde, Juliana Binsfeld, fez um relato das atividades que estão sendo desenvolvidas na secretaria, ressaltando que gradativamente o município deverá atingir o estagio que precisa nesta área. Disse que é a primeira vez que assume a secretária da saúde, mas que tem 9 anos de técnica de enfermagem junto ao Posto, tem ainda a faculdade de  pedagogia e esta cursando radiologia. A secretária informou que o município tem um ESF – Estratégia da Saúde da Família e este consta com os seguintes profissionais:

Um  Médico – Dr. Otenelio

Uma Enfermeira – Josenara

Uma dentista – Jaciane

Um tec. De Enfermagem – Juliano

O médico atende 20 horas junto ao Posto de Saúde e 20 horas realiza atendimento domiciliar, participa de reuniões nas comunidades e palestras. Todas as quartas-feiras o médico se dedica a realizar visitas nas residências que há necessidade.

Já com relação as gestantes, todas as primeiras terças-feiras de cada mês elas tem atendimento exclusivo com a dentista. Informou ainda a secretaria que o município aderiu ao NAAB que é um programa que faz parte da Atenção Básica e seu principal objetivo é apoiar as equipes na ampliação do cuidado em Saúde Mental, Álcool e outras drogas, compartilhando responsabilidades, objetivando atividades atendimento individual e familiar; Acolhimento, e encaminhamento; atendimento grupal: oficinas de artesanato, trabalhos educacionais e de motivação;

Visitas domiciliares: acompanhamento em casos específicos; Reuniões de equipe multiprofissional e grupos de apoio. Também aderiram o PMAQ, que é um programa que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas á Atenção Básica em Saúde.

Disse ainda que estão realizando Terceiro Turno, com atendimento pela parte das noite junto ao Posto de Saúde.

Ressaltou que em breve estarão adquirindo uma ambulância O KM, um automóvel, e um VAN. Ainda, estão tentando contratar um ginecologista. “estamos tentando a contratação de um ginecologista para atender de 15 em 15 dias junto ao Posto de Saúde, principalmente para as mulheres”, comentou.

A referência para os abastecimento que foge da atenção básica é o hospital de Palmeira Das Missões. Pelo SUS, a secretaria está conseguindo oportunizar exames de mamografia, raios-X, densitometria óssea e tomografia, porém, segundo a secretaria, sem atender a demanda do Posto.

A secretaria ressaltou ainda da importância do trabalho que  realizam as visitadoras do PIM e as Agentes Comunitárias de Saúde. Completam a equipe a fisioterapeuta Vanina, a nutricionista, Rosi Gonzatti, as enfermeiras Dolores e Jocenara, os técnicos de enfermagem, Juliano, Catiusca, Mara, Daiane, Douglas, Celio e Bruno, a ACD, Ivete, alem dos vigilantes sanitários, motoristas e auxiliar de serviços gerais.

“ Todos aqui tem importância para que o trabalho flua como deve ser e a população tenha um bom atendimento. Desde quem realiza os serviços gerais até o médico, todos têm a sua importância”. Finalizou.