SEMINÁRIO DEBATE MEIO AMBIENTE, AGRICULTURA E EDUCAÇÃO

No dia 02 de junho de 2016 a Prefeitura Municipal de São José das Missões, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Emater/RS-Ascar, juntamente com a Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves, promoveram um seminário para discutirem sobre meio ambiente, agricultura e educação. O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre estudantes, professores e agricultores.
O uso, manejo e conservação de solos e proteção de nascentes e fontes foram temas abordados pelo assistente técnico regional de recursos naturais da Emater/RS-Ascar, Carlos Roberto Olczevski. O grupo da Polícia Ambiental da Brigada Militar de Frederico Westphalen falou sobre crimes ambientais. Meio ambiente e sociedade foi tema da explanação do assessor de extensão do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg), campus de Sarandi, Marcos Lazaretti.
A programação do seminário contou com uma atividade prática de plantio de mudas de árvores nativas em área de preservação permanente, ação realizada em parceria com estudantes e agricultores da Linha Araújo, interior do município.foto mairo IVfoto mairo IIIfoto mairo i
A Emater atua na orientação dos agricultores e na realização de ações de preservação dos recursos naturais, com ênfase em projetos de sustentabilidade na produção de alimentos, na bovinocultura de leite, preservação e proteção de fontes e no uso racional do solo, além de diversas atividades que visam à conservação dos recursos naturais e a melhorias da qualidade de vida da população rural do município, salientou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mairo Piovesan.
O seminário contou com a presença do Prefeito Municipal de São José das Missões, Silvio Pedrotti de Oliveira, do Vice-prefeito, Valmir de Souza, da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Elisiane Dias Grethe, do Secretário Municipal de Agricultura, Décio Bueno, e da direção e professores das escolas municipais e estadual.