Vacina contra HPV

HPVImplantação da Vacina contra o HPV no Sistema Único de Saúde

 

O Ministério da Saúde, por meio do Programa, Nacional de Imunizações e Secretaria de Saúde de São José das Missões, em 2014, amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir essa doença, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

O Vírus do papiloma humano (HPV). É um vírus DNA, pertence a família Papillomavirus – apresenta mais de 150 genótipos, sendo que mais de 40 podem infectar o trato genital.

De alto risco oncogênico relacionados com o desenvolvimento de neoplasias intraepiteliais e de câncer invasivo do colo do útero, vulva, vagina e região anal. Os tipos considerados de alto risco incluem os 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58 e 59. Aproximadamente 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo são causados pelos tipos 16 e 18.

De baixo risco oncogênico –  tipos 6 e 11, associados a infecções benignas do trato genital  como condiloma acuminado ou plano e lesões intra epiteliais (LIE) e verrugas genitais.

A vacina estará disponível a partir do dia 10 de março à 10 de abril de 2014,  o publico alvo serão as adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos nascidas de 11/03/2000 à 11/03/2003, portanto  onde neste período acontecerá a  primeira dose da vacina nas escolas do município tanto na rede municipal e estadual. Será disponibilizado o cronograma das datas que a equipe vai realizar a vacinação nas escolas, através da secretaria da saúde e educação.